Programa Asfalto Liso chega à Avenida Marechal Rondon

• Programa Asfalto Liso chega à Avenida Marechal Rondon
Publicado em 18/05/2022 - 10:11  |  Atualizado em 19/05/2022 - 20:12
Programa Asfalto Liso chega à Avenida Marechal Rondon (Foto: Divulgação/Seconserva)

Mais uma via carioca está recebendo o programa Asfalto Liso, da Prefeitura do Rio. Nesta terça, 17 de maio, as equipes da Secretaria Municipal de Conservação iniciaram o serviço de fresagem na Avenida Marechal Rondon, próximo à Rua Barão do Bom Retiro, no Engenho Novo, no sentido da Rua São Francisco Xavier. A fim de minimizar o impacto no trânsito, o trabalho é feito no horário das 21h às 6h.

O Asfalto Liso na Avenida Marechal Rondon está incluído nas ações da Área de Planejamento (AP) 3, que engloba a Zona Norte. Ao todo, 106 vias da região receberão pavimentação nova, o que representa um total de 115,2 quilômetros de extensão. A prioridade do projeto é recuperar os grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos.

Fruto de um trabalho minucioso, o Asfalto Liso avança noite após noite. Além da fresagem, que é a raspagem do asfalto danificado, e do recapeamento, que consiste na aplicação da nova camada de massa asfáltica, são executados serviços como reparo profundo e renivelamento de tampões, bem como aplicação de sinalização horizontal. “O reparo profundo retira o revestimento deteriorado e as camadas do pavimento que não apresentam bom suporte e dão origem a defeitos, como trincas e buracos, entre outros”, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco. “Já o renivelamento de tampões traz mais segurança, pois elimina ressaltos ou depressões na pista”, acrescenta ela.

Outra característica do Asfalto Liso é acontecer, simultaneamente, em todas as regiões da cidade. Atualmente, as equipes da Conservação que atuam na AP 3 estão nas ruas 24 de Maio, Uranos, General Belegarde, Padre Roma, Hermengarda e Maria Antônia. Na AP 5 (Zona Oeste), o trabalho é realizado na Av. Marechal Fontenelle e na Estrada Santa Eugênia, enquanto na AP 4 (Barra, Jacarepaguá e adjacências) segue pela Avenida Lúcio Costa e a Rua Cândido Benício. Já na AP 2 (Zona Sul e Tijuca e adjacências), há frentes nas ruas Mário Ribeiro e São Francisco Xavier, bem como nas avenidas Padre Leonel Franca e Epitácio Pessoa.

Até 2024, serão recuperados mais de cinco milhões de metros quadrados de pavimentos em toda a cidade, totalizando 426,3 quilômetros de extensão e contemplando 290 vias.