• Avenida Jambeiro, em Vila Valqueire, ganha guarda-corpo ao longo do Rio Valqueire
Publicado em 07/07/2022 - 15:46  |  Atualizado em 11/07/2022 - 21:00
O guarda-corpo às margens do Rio Valqueire traz mais segurança a pedestres e motoristas que passam pela Avenida Jambeiro (Foto: Marília Moraes/Seconserva)

A Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação e a Subprefeitura de Jacarepaguá, trouxe mais segurança para quem circula por uma das vias mais emblemáticas de Vila Valqueire: a Avenida Jambeiro, que faz a ligação entre as zonas Norte e Oeste da cidade. As margens do Rio Valqueire, que corta toda a extensão do logradouro, receberam guarda-corpo com pilares de concreto reforçado e tubos de aço galvanizado. O serviço, que incluiu o renivelamento de meio-fio e a instalação de rampas de acessibilidade, custou cerca de R$ 710 mil e foi entregue nesta quinta-feira, 7 de julho.

A equipe da Coordenadoria Geral de Operações Especiais – CGOE confeccionou as formas em madeira para moldar os pilares em concreto armado. Esse trabalho foi executado na Gerência de Operações, em Irajá, onde ficava o canteiro de obras. Na Avenida Jambeiro foram feitas a escavação e o lançamento de concreto em formas para a base dos pilares, bem como a implantação desse tipo de estrutura. Ao todo, foram instalados guarda-corpos em quase dois quilômetros de extensão.

Segundo a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, o serviço atende a uma reivindicação dos moradores. “A falta de guarda-corpo na Avenida Jambeiro deixava motoristas e pedestres expostos ao risco, porque o Rio Valqueire cortava a via sem proteção na maior parte de suas margens”, explica ela. “Na semana passada, houve um acidente no local e, graças ao novo guarda-corpo, o veículo não caiu no rio”, conta Anna Laura.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, ressalta que a população já nota as melhorias. “O feedback dos moradores tem sido maravilhoso! Me disseram que o acidente que aconteceu outro dia só não foi pior por causa do guarda-corpo, senão o carro capotaria dentro do canal. O Prefeito tem dado um carinho especial para Jacarepaguá e comecei muitas coisas pelo Valqueire e pela Praça Seca”, afirma ela.

Além dos guarda-corpos, foram feitas calçadas ao longo da Avenida Jambeiro e implantadas rampas de acessibilidade nos cruzamentos. A pedido dos moradores, o trecho do guarda-corpo próximo ao número 12 foi levemente recuado, de forma a permitir a instalação de um ponto de ônibus.