Renato Russo

Publicado em 10/10/2021 - 20:13  |  Atualizado em 21/10/2021 - 18:30

Um dos ícones do rock brasileiro faria 61 anos em 27 de março de 2021: Renato Russo, líder do grupo Legião Urbana. A Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, faz, regularmente, a manutenção de monumentos como a estátua do artista, na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador.

Inaugurada em 2012, a peça é feita em bronze e assinada pelo artista plástico e caricaturista Ique. A escolha do bairro onde a estátua foi instalada tem a ver com a biografia do homenageado. Renato morou na Ilha até os 6 anos de idade, quando seu pai, funcionário do Banco do Brasil, levou a família para viver nos Estados Unidos por um breve período.

Mas foi em Brasília que Renato Manfredini Júnior se tornou Renato Russo. Professor de inglês e jornalista, ele adotou o sobrenome artístico em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao suíço Jean-Jacques Rousseau e ao francês Henri Rousseau. Antes da Legião Urbana, Renato criou outra banda, chamada Aborto Elétrico, e se apresentou sozinho como O Trovador Solitário.

Em 1982, ao lado do baterista Marcelo Bonfá, Renato funda a Legião Urbana. A formação clássica da banda também incluía o guitarrista Dado Villa-Lobos e, nos três primeiros discos, o baixista Renato Rocha. Renato Russo morreu em 1996 e o encerramento das atividades da banda foi anunciado poucos dias depois, mas suas músicas ainda fazem sucesso.