Chafariz do Largo do Machado

• Chafariz do Largo do Machado
Publicado em 21/10/2021 - 17:59  |  Atualizado em 21/10/2021 - 19:33

Quem passa pelo Largo do Machado certamente já reparou no chafariz que integra a paisagem da praça, do qual faz parte uma imponente escultura em mármore. Mas será que VOCÊ SABIA qual é a história desse monumento?

A escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma peça italiana, executada em 1907 pelo escultor genovês Giuseppe Navone. A estátua foi feita em mármore de Carrara e doada à cidade por Dom Jaime Câmara, quarto arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1954, nas comemorações do centenário da promulgação do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O chafariz foi implantado em janeiro de 1967, na gestão do prefeito Negrão de Lima, a fim de embelezar a praça.

Desligado e sem a devida manutenção desde 2017, o chafariz do Largo do Machado voltou a funcionar em janeiro de 2021. O serviço, executado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação, durou 15 dias e envolveu seis pessoas. Foi feita a limpeza da estátua e de todo o seu pedestal, bem como a remoção das brotações e de partes danificadas na base da escultura, além da recuperação do comando elétrico e da tubulação de jorro de água.