Arquiteto e urbanista carioca Paulo Casé dá nome à ponte no Jardim de Alah

• Arquiteto e urbanista carioca Paulo Casé dá nome à ponte no Jardim de Alah
Publicado em 12/12/2021 - 13:30  |  Atualizado em 11/03/2022 - 19:03
A placa em homenagem a Paulo Casé, no Jardim de Alah (Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria de Conservação e outros órgãos municipais, como Comlurb e RioLuz, homenageou o arquiteto e urbanista Paulo Casé dando seu nome à ponte que liga a Avenida Ataulfo de Paiva à Rua Visconde de Pirajá, no Jardim de Alah. A inauguração da placa foi neste domingo (12/12), na abertura da semana em que é celebrado o Dia do Arquiteto (15 de dezembro).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que falou do legado deixado pelo arquiteto.

– Nos anos 1990, uma geração de arquitetos e urbanistas protagonizou a cena política carioca, não necessariamente a cena eleitoral. Casé não foi candidato a nada, mas passou a protagonizar o debate na cidade de uma forma que valorizava a discussão sobre o espaço público. Além do mais, ele era um super ser humano, gente boa, engraçado, carioca, divertido, contador de histórias. É uma alegria estar aqui fazendo essa homenagem, nesse espaço que eu sei que era tão especial para ele. É uma homenagem singela, mas muito marcante. Viva Paulo Casé – disse o prefeito.

A placa de bronze confeccionada pela Secretaria de Conservação, instalada em um totem no início da ponte, no lado do Leblon, traz a premissa que norteou o trabalho de Casé, morto em 2018: “A questão é o homem, sempre o homem, sempre ele à frente de tudo”. Quem passar pelo local também verá placas indicativas de logradouro com o nome Ponte Arquiteto Paulo Casé, nas esquinas das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa.

– Na semana em que é celebrado o Dia do Arquiteto, nada mais justo do que prestarmos essa homenagem a Paulo Casé, um profissional de vanguarda e apaixonado pelo Rio. Ele deixou sua marca na paisagem carioca, com projetos importantes como o Parque Aquático Maria Lenk, o Favela Bairro na Mangueira e o Rio Cidade de Ipanema – disse a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Parentes e amigos acompanharam a homenagem. Filho do arquiteto, Hamilton Casé disse que o pai deve estar feliz:

– A família toda agradece a homenagem. Quero dizer que ele hoje deve estar muito feliz porque está vendo todo mundo aqui, os amigos, companheiros de trabalho que ele tanto gostava, na cidade que ele amava.

Viúva de Paulo Casé, Guga Fróes falou da importância de a cidade reconhecer o trabalho do arquiteto:

– Paulo era a pessoa que mais amava a cidade. Ele desenhava, sonhava, fazia projetos. Precisava dessa homenagem. Sempre passo a pé pela ponte, acho que esse é um bom lugar para representá-lo.

A Conservação executou diversas melhorias no entorno do Jardim de Alah, como restauro do piso em pedras portuguesas, tapa-buraco nas vias próximas, limpeza do sistema de drenagem e reparos no portão e em parte das grades, bem como no guarda-corpo da ponte sobre o canal. Também foi realizada a manutenção das grades do Parcão.

Já a Secretaria de Infraestrutura removeu pichações e pintou a estrutura da ponte, além de recuperar o guarda-corpo em granito e fazer um ajuste na junta de dilatação da pista. A Comlurb fez remoção de pichações, limpeza e manutenção geral nas áreas externas e internas.

Para a Subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, a homenagem coincide com ações que levam melhorias ao bairro:

– Hoje é dia de festa, de celebrar Paulo Casé e reafirmar o compromisso de cuidar do Jardim de Alah e demais regiões, mantendo o diálogo com as lideranças locais e a população.