Asfalto Liso chega à Avenida Maracanã, na Tijuca

Publicado em 26/01/2023 - 17:41  |  Atualizado em 26/01/2023 - 17:42
Fresagem na Avenida Maracanã, sentido Rua José Higino (Foto: Divulgação/Seconserva)

O programa Asfalto Liso, da Prefeitura do Rio, chegou a uma das principais vias da Tijuca. Na segunda quinzena de janeiro, a Secretaria Municipal de Conservação iniciou os trabalhos na Avenida Maracanã, partindo da altura da Praça Xavier de Brito em direção à Rua Barão de Mesquita. O serviço é feito no período noturno, no horário das 21h às 6h, a fim de minimizar o impacto no trânsito.

O Asfalto Liso na Avenida Maracanã faz parte das ações das Áreas de Planejamento (AP) 1 e 2, que incluem o Centro, a Zona Sul e a área da Tijuca e adjacências. Ao todo, 71 vias da região receberão pavimentação nova, o que representa um total de 92,7 quilômetros de extensão. A prioridade do projeto é recuperar os grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos.

Fruto de um trabalho minucioso, o Asfalto Liso avança noite após noite. Além da fresagem, que é a raspagem do asfalto danificado, e do recapeamento, que consiste na aplicação da nova camada de massa asfáltica, é feita a sinalização horizontal na via. Além disso, sempre que necessário, são executados reparos profundos – retirada das camadas do pavimento que não apresentam bom suporte e dão origem a defeitos, como trincas e buracos – e o renivelamento de grelhas e tampões.

A tecnologia é uma grande aliada dos técnicos da Conservação para garantir a qualidade do resultado final. Antes de máquinas como a fresadora entrarem em cena, é feito um estudo técnico do pavimento existente, que determina o projeto ideal para cada via. Nessa etapa, são usados dois equipamentos: o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma.

O secretário de Conservação, o engenheiro Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que o Asfalto Liso não se resume a trocar um asfalto por outro. “Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com os dados do scanner e do FWD”, explica ele. “É com o resultado desse estudo que definimos, por exemplo, quais trechos vão precisar do reparo profundo, de forma a garantir a durabilidade do pavimento”, acrescenta ele.

Até 2024, serão recuperados mais de cinco milhões de metros quadrados de pavimentos em toda a cidade, totalizando 426,3 quilômetros de extensão e contemplando 290 vias.