Avenida Jambeiro terá guarda-corpo ao longo do Rio Valqueire

• Avenida Jambeiro terá guarda-corpo ao longo do Rio Valqueire
Publicado em 26/01/2022 - 15:48  |  Atualizado em 08/03/2022 - 15:55
Implantação de guarda-corpo na Avenida Jambeiro, em Vila Valqueire (Foto: Carla Montenegro/Seconserva)

A Prefeitura do Rio, por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação e a Subprefeitura de Jacarepaguá, está levando mais segurança para quem circula por uma das vias mais emblemáticas de Vila Valqueire: a Avenida Jambeiro, que faz a ligação entre as zonas Norte e Oeste da cidade. As margens do Rio Valqueire, que corta toda a extensão do logradouro, receberão guarda-corpo com pilares de concreto e tubos de aço galvanizado. O serviço, que inclui o renivelamento de meio-fio e a instalação de rampas de acessibilidade, está orçado em cerca de R$ 710 mil e tem previsão de conclusão para a segunda quinzena de março.

A equipe da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE) está confeccionando as formas em madeira para moldar os pilares em concreto armado. Esse trabalho é executado na Gerência de Operações, em Irajá, onde fica o canteiro de obras. Na Avenida Jambeiro ocorrem a escavação e o lançamento de concreto em formas para a base dos pilares, bem como a implantação desse tipo de estrutura. Ao todo, serão instalados guarda-corpos em 1.836 metros de extensão.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, conta que o serviço atende a uma reivindicação dos moradores:

– A falta de guarda-corpo na Avenida Jambeiro deixava motoristas e pedestres expostos ao risco, porque o Rio Valqueire cortava a via sem proteção na maior parte de suas margens. Com a conclusão do serviço, vamos resolver uma importante demanda da população, pois será possível circular no local com mais segurança. Também melhoraremos a acessibilidade com a instalação de rampas.