Bairro da Glória ganha um parcão

Publicado em 02/09/2023 - 14:42  |  Atualizado em 29/09/2023 - 19:48
Parcão da Glória tem brinquedos para que os cães se exercitem (Foto: Divulgação/Seconserva)

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (2/9), o parcão da Praça Nossa Senhora da Glória, no trecho entre a Avenida Augusto Severo e a Rua do Russel. Antiga reivindicação dos moradores do bairro, a entrega é mais uma etapa do projeto Dias de Glória, que está promovendo uma grande revitalização em uma das regiões mais antigas da cidade.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação, o parcão na Glória, além de brinquedos como rampas e túneis, recebeu piso intertravado ao redor a fim de facilitar a circulação. Para que os cães possam se divertir em segurança, há gradil no entorno e portões. E uma área de convivência, com mesas e bancos em concreto, permite que os donos – ou pais e mães de bicho – descansem, enquanto os animais gastam energia. Em parceria com a Comlurb, foram instaladas lixeiras para que o espaço permaneça livre de dejetos.

– Essa é uma grande entrega em mais uma etapa do projeto Dias de Glória, em que estamos recuperando vários locais da região. Aqui, os pets vão poder treinar, passear, brincar – disse o secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, ressaltou a importância do parcão para o bairro da Glória:

– Esse era um pedido antigo dos moradores e frequentadores da região. A Glória é um bairro reconhecido por ser extremamente residencial e por ter um grande número de pets. Essa é uma entrega que vai de encontro ao anseio dos moradores que desejam ver as praças e os ambientes revitalizados, ao mesmo tempo que conseguimos oferecer qualidade de vida e bem-estar para os animais.

Ao longo do dia, foram distribuídas senhas para microchipagem e vacinação dos cachorros, em parceria com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio). Além disso, houve sorteio em parceria com pet shop da região e distribuição de brindes. Os animais também receberam diplomas, indicando que foram os primeiros a utilizar o local no dia da inauguração.

Sobre o projeto Dias de Glória

O projeto Dias de Glória promove uma grande revitalização em um dos bairros mais antigos da cidade. A região foi dividida em 14 áreas para que, até o segundo semestre de 2023, cariocas e turistas redescubram o prazer de circular por locais que contam um pouco da história carioca. Entre as ações executadas estão: requalificação de praças; recuperação do asfalto das principais vias de circulação no entorno do bairro; recuperação de pisos em pedras portuguesas e cimento; recomposição de saibro e grama; reposição de grelhas e tampões e recuperação de golas de árvores.

A primeira área entregue foi a Praça Edson Cortes, situada entre a Avenida Augusto Severo, o Largo da Glória e a Praça Paris. O local, antes sem nome, passou por uma requalificação completa e foi batizado em homenagem ao pioneiro das rodas de samba da área e fundador do grupo de samba Galocantô, morto em 2018.

O projeto, elaborado por arquitetos da Conservação, trouxe novos elementos, tendo o cuidado de manter o traçado urbanístico original e levando em conta o tombamento da região. A área de lazer recebeu um playground cercado com gradil, para garantir a segurança das crianças, equipamento de ginástica com aparelhos, uma Academia da Terceira Idade e rampas de acessibilidade, entre outros elementos.