Chafariz da Praça Seca é devolvido à população

Publicado em 07/01/2023 - 11:31  |  Atualizado em 23/01/2023 - 16:37
Chafariz da Praça Seca estava desligado desde 2017 (Foto: Divulgação/Seconserva)

Mais um chafariz carioca voltou a funcionar. Neste sábado, 7 de janeiro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, devolveu à cidade o chafariz da Praça Barão da Taquara, também conhecida como Praça Seca, totalmente recuperado. A ação teve o apoio da Subprefeitura de Jacarepaguá.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, foram executados os serviços de reequipamento das bombas e do comando do chafariz, bem como a limpeza do lago e a desobstrução das redes. Além disso, houve a adequação da rede elétrica. O chafariz da Praça Seca tem três jorros d’água e estava desligado desde 2017.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressaltou a importância de preservar monumentos e chafarizes. “Desde o início da gestão, já recuperamos chafarizes importantes como os da Praça General Tibúrcio, na Urca, da Praça Saens Peña, na Tijuca, e do Largo do Machado, entre outros. São monumentos que fazem parte da paisagem carioca e servem como um respiro em meio à correria da nossa rotina”, afirmou ela.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, contou que a região faz parte de sua memória afetiva. “Fui criada na Praça Seca. Tenho um carinho todo especial pelo bairro. O chafariz está lindo e, com certeza, vai dar um charme todo especial para a Praça. Boa gestão também se faz com detalhes! Mais um passo nas melhorias da nossa região”, disse ela.

Cristiane de Oliveira, moradora da Praça Seca há mais de 48 anos, comemorou a volta do chafariz. “Estou muito feliz de ver o chafariz da Praça Seca funcionando, havia ficado muitos anos parado”, contou ela.