Ilha de Paquetá recebe ações de manutenção de monumentos e conservação em geral

• Ilha de Paquetá recebe ações de manutenção de monumentos e conservação em geral
Publicado em 30/01/2024 - 18:23  |  Atualizado em 31/01/2024 - 20:30
O Belvedere, na Praça Bom Jesus, é um dos monumentos restaurados pela Conservação (Foto: Divulgação/Seconserva)

A ilha de Paquetá está ainda mais charmosa. A Secretaria Municipal de Conservação executou uma série de serviços no local, com destaque para o restauro e a manutenção de diversos monumentos, como o Templo da Árvore e o Belvedere. O investimento da Prefeitura do Rio é de cerca de R$ 100 mil, e a ação teve o apoio da Subprefeitura das Ilhas.

Ao longo de pouco mais de um mês, a equipe da Gerência de Monumentos e Chafarizes fez o restauro de dois ícones do bairro: o Templo da Árvore, localizado no Parque Darke de Mattos, e o Belvedere, na Praça Bom Jesus. Também passaram por limpeza e manutenção 12 monumentos que fazem parte do patrimônio da ilha, como a Pedra da Moreninha, o golfinho de bronze da Praia Grossa, a Pedra dos Amores e o busto de André Thevet – o frade franciscano e geógrafo francês que foi o primeiro a identificar Paquetá. Além disso, o coreto da Praça São Roque recebeu pintura.

O serviço no Templo da Árvore envolveu a recuperação da estrutura em argamassa, cal, areia e saibro. Já o Belvedere passou por reparos no concreto dos pilares e nos elementos em madeira que ficam na parte superior da construção. Há cerca de oito anos os monumentos de Paquetá não passavam por uma ação semelhante.

Outras ações

Além de zelar pelos monumentos, a Secretaria Municipal de Conservação executou outros serviços de manutenção em Paquetá. Houve a reposição de 21 bancos lineares e de dez conjuntos de mesas e bancos em concreto nas praias e praças; a reforma do píer da Ponte da Saudade; o nivelamento de areia na Praia da Moreninha, fechando as valas existentes no local, e o assentamento de pedras portuguesas em vários trechos da ilha.