Obras de revitalização recuperam locais emblemáticos da cidade do Rio

• Obras de revitalização recuperam locais emblemáticos da cidade do Rio
Publicado em 13/12/2022 - 11:00  |  Atualizado em 20/12/2022 - 11:36
A Quinta da Boa Vista passou por grande reforma em comemoração ao Bicentenário da Independência (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, está revitalizando locais emblemáticos da cidade. Em comemoração ao Bicentenário da Independência, a Quinta da Boa Vista passou por uma grande reforma. Além disso, a Prefeitura também iniciou obras no bairro da Glória, no Parque do Flamengo, Parque Madureira Mestre Monarco, Lagoa Rodrigo de Freitas e ainda está reformando 360 praças.

Quinta da Boa Vista

Foram entregues, novos em folha, o jardim-terraço que fica diante do Museu Nacional, os quatro portões da Quinta, os monumentos (estátua de D. Pedro II; Templo de Apolo; Gruta e Cascata; Pagode Chinês; Dólmens de Meditação; esculturas Canto das Sereias e Serpente; bustos de José Bonifácio, Auguste Glaziou e Nilo Peçanha) e os elementos em rocaille, como pontes, bancos e guarda-corpos. Também passaram por reformas as calçadas, a pavimentação das vias internas da Quinta e o gradil do entorno, os banheiros, as quadras poliesportivas e de grama sintética, o campo de saibro, os bancos em concreto e o sistema de drenagem. E foi implementada uma Academia da Terceira Idade, com equipamentos de ginástica.

Além disso, foi instalado um mosaico comemorativo feito em pedras portuguesas, aos pés da estátua de D. Pedro II, perto da Alameda das Sapucaias.

Dias de Glória

Revitalização do bairro da Glória em andamento, que inclui serviços como a recuperação do asfalto das principais vias de circulação no entorno do bairro, restauração da Murada da Glória, recuperação de pisos em pedras portuguesas e cimento, recomposição de saibro e grama, reposição de grelhas e tampões e recuperação de golas de árvores. Até o fim do ano, está prevista a conclusão dos trabalhos nas áreas 6 (praça na esquina da Rua do Catete com Avenida Augusto Severo) e 9 (Praça Marechal Deodoro), que passam por uma requalificação completa, bem como a fresagem e o recapeamento da Avenida Augusto Severo.

Parque do Flamengo

Revitalização completa do Parque do Flamengo, incluindo os campos de futebol em grama sintética e as quadras esportivas. Entre os serviços, estão a recuperação de pisos em pedras portuguesas, saibro e concreto; manutenção de balizadores, guarda-corpos e grampos de proteção para calçadas; plantio de grama e reposição de bancos e mesas em concreto; restauração do Coreto Estrela, assinado por Affonso Eduardo Reidy; manutenção dos pavimentos da ciclovia e da pista de skate. Também estão previstas a recuperação do entorno do Monumento a Estácio de Sá, do Museu Carmem Miranda, do Pavilhão Japonês e do anfiteatro, bem como das passagens subterrâneas da Avenida Rui Barbosa e das ruas Tucumã e Dois de Dezembro. Na altura do Museu de Arte Moderna serão recuperados o Jardim de Ondas e o espelho d’água em frente ao museu.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Fresagem e recapeamento de toda a pista da ciclovia da Lagoa, além de implementação de rota alternativa nos trechos do Parque dos Patins e do Corte do Cantagalo, pontos que ficam temporariamente alagados quando a cota da Lagoa Rodrigo de Freitas se eleva e há transbordamento para a pista da ciclovia existente. Também está sendo instalado piso intertravado em todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, trazendo mais conforto e comodidade aos pedestres.

Parque Madureira

Ações de conservação e manutenção no Parque Madureira Mestre Monarco, com destaque para a recuperação da quadra de tênis, do playground, das quadras esportivas e do deck dos Arcos Olímpicos.

Praças

Revitalização da Praça Claúdio Coutinho, no Leblon, com reforma do campo de grama sintética, novo calçamento em concreto no entorno, instalação de piso intertravado, troca do alambrado das quadras de esporte e colocação de bancos e mesas em concreto.

Recuperação de praça na Avenida Martin Luther King, altura do número 13.026, em Fazenda Botafogo, com troca do piso de saibro por grama sintética, pintura da quadra poliesportiva, reforma dos alambrados do campo e da quadra, implementação de quatro conjuntos de mesas e bancos em concreto e recuperação das muretas com bancos.

Reforma da Praça Múcio Leão, em Laranjeiras, com implementação de circuito de psicomotricidade para crianças e de rampas de acessibilidade; reposição de pedras portuguesas e saibro; recuperação dos jardins, do alambrado, de calçada cimentada e tentos de concreto; revitalização dos equipamentos de ginástica; instalação de bicicletário; manutenção de mureta banco, de bancos em concreto e de conjunto de mesas.