Programa Asfalto Liso chega à Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá

• Programa Asfalto Liso chega à Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá
Publicado em 06/05/2024 - 11:05  |  Atualizado em 07/05/2024 - 17:23
Equipe da Conservação executa o serviço de fresagem na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá (Foto: Divulgação/Seconserva)

Uma das principais ligações entre as zonas Norte e Oeste começou a ter o pavimento recuperado. Nesta segunda-feira, 6 de maio, às 10h, o programa Asfalto Liso chegou à Avenida Menezes Cortes, conhecida como Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. Para dar celeridade às obras, as equipes da Secretaria Municipal de Conservação vão executar os serviços de fresagem e recapeamento tanto de dia quanto de noite. Os trabalhos devem estar concluídos em 28 dias úteis, mas esse prazo pode variar em função das condições climáticas.

De forma a minimizar o impacto no trânsito, a intervenção está sendo realizada em etapas, com dois times trabalhando simultaneamente. Primeiro, homens e máquinas atuam na pista sentido Grajaú, na faixa da direita, na altura do Hospital Cardoso Fontes e em outro trecho cerca de 600 metros à frente. Ao todo, aproximadamente 1,5 km por faixa da via ficará interditado durante o dia para a fresagem, sendo liberado após a aplicação de massa asfáltica, feita à noite. Haverá a presença de agentes da CET-Rio no local, a fim de orientar os motoristas.

O secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressaltou a importância de recuperar a pavimentação da Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

— O recapeamento da Grajaú-Jacarepaguá era uma demanda antiga da população carioca. Como é de praxe nas intervenções do programa Asfalto Liso, foi feito um projeto que leva em conta as particularidades da via, baseado em um estudo técnico do pavimento existente. Nos trechos curvos, será aplicada uma camada de microrrevestimento asfáltico para aumentar a aderência pneu/asfalto e dar mais segurança a motoristas e passageiros — disse Marco Aurelio.

Ao fim dos trabalhos na faixa da direita, terá início a fresagem na faixa da esquerda, até completar todo o sentido Grajaú. Em seguida, será executado o mesmo planejamento no sentido Jacarepaguá. As interdições serão realizadas entre os dias 6 e 26 de maio, no sentido Grajaú, e entre os dias 27 de maio e 22 de junho, no sentido Jacarepaguá. As operações contarão com o monitoramento de agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e de orientadores de tráfego contratados.