Programa Asfalto Liso chega à Avenida Ayrton Senna

Publicado em 19/06/2023 - 14:00  |  Atualizado
Os serviços do programa Asfalto Liso chegaram à Avenida Ayrton Senna (Foto: Divulgação/Seconserva)

O programa Asfalto Liso avança pela Zona Oeste. Na segunda quinzena de junho, os serviços chegaram à Avenida Ayrton Senna, uma das principais vias que fazem a ligação da Barra da Tijuca com Jacarepaguá e outras regiões da cidade. Para minimizar o impacto no trânsito, as equipes atuam à noite, no horário das 21h às 6h.

O trabalho na Avenida Ayrton Senna começou no trecho a partir do viaduto da Linha Amarela, em direção à Avenida Lúcio Costa. A via está sinalizada para proporcionar mais segurança aos motoristas e já estão sendo executados os serviços de fresagem, que é a retirada da camada de asfalto danificado, e recapeamento, que consiste na aplicação da nova camada de massa asfáltica. Também será feita a sinalização horizontal das pistas.

A tecnologia é uma grande aliada dos técnicos da Conservação para garantir a qualidade do resultado final. Antes de máquinas como a fresadora entrarem em cena, é feito um estudo técnico do pavimento existente, que determina o projeto ideal para cada via. Nessa etapa, são usados dois equipamentos: o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma.

O secretário de Conservação, engenheiro Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que o Asfalto Liso não se resume a trocar um asfalto por outro. “Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com os dados do scanner e do FWD”, explica ele. “É com o resultado desse estudo que definimos, por exemplo, quais trechos vão precisar do reparo profundo, de forma a garantir a durabilidade do pavimento”, acrescenta ele.

O subprefeito da Barra, Raphael Lima, conta que os motoristas já percebem as melhorias que o Asfalto Liso traz para a região. “A reforma e a revitalização de vias muito movimentadas fazem parte dos serviços de zeladoria, conservação e manutenção da Prefeitura do Rio de Janeiro e visam dar mais fluidez ao trânsito da cidade. A Avenida Ayrton Senna é mais um dos principais acessos ao bairro da Barra da Tijuca que estão sendo recuperados. As estradas do Itanhangá, na Tijuquinha, e da Barra da Tijuca, no Itanhangá e na Barrinha, que estão sendo finalizadas neste mês, já estão fazendo a diferença no tráfego de veículos no bairro”, afirma ele.

Marli Peçanha, subprefeita de Jacarepaguá, comemora o bom andamento dos serviços. “O programa Asfalto Liso ter chegado na Avenida Ayrton Senna é um grande avanço para a nossa região. Já revitalizamos mais de 60 quilômetros na área que abrange Jacarepaguá e vamos seguir com as melhorias para a população. O nosso povo merece”, diz ela.