Programa Asfalto Liso chega à Barra da Tijuca

Publicado em 29/03/2022 - 16:28  |  Atualizado em 31/03/2022 - 13:34
Na AP 4, o programa Asfalto Liso começou pela Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação/Seconserva)

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, deu início aos trabalhos do programa Asfalto Liso na Barra da Tijuca. Nesta segunda, 28 de março, as equipes entraram na Avenida Lúcio Costa, na pista do lado da praia, na altura do número 5.200, sentido Praia do Pepê. A fim de minimizar o impacto no trânsito, o serviço é realizado das 21h às 6h.

Na Área de Planejamento (AP) 4, que engloba Barra da Tijuca, Jacarepaguá e adjacências, a Conservação fará fresagem e recapeamento em 65 vias, o que representa um total de 99,6 quilômetros de extensão. Até 2024, serão recuperados mais de cinco milhões de metros quadrados de pavimentos em toda a cidade, totalizando 426,3 quilômetros de extensão e contemplando 290 vias. “Na escolha das vias, são priorizados os grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos”, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Entre as ruas incluídas no Asfalto Liso da AP 4, estão a Avenida Ayrton Senna, no trecho da Barra da Tijuca; a Estrada do Itanhangá, no trecho entre a Avenida Engenheiro Souza Filho e a Estrada da Barra da Tijuca; a Avenida Ministro Ivan Lins; a Estrada do Gabinal; a Rua Geremário Dantas; a Estrada dos Bandeirantes; a Rua Cândido Benício; a Estrada do Pau Ferro e a Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais.

Tecnologia como aliada

A tecnologia é uma aliada da Conservação para que o piso das ruas cariocas fique impecável. O diagnóstico de problemas das vias que estão incluídas no programa Asfalto Liso é feito por um equipamento que usa laser para escanear e captar as irregularidades do pavimento, registrando as informações com uma câmera. “Em média, o que os técnicos levariam cerca de dois dias para fazer, o equipamento faz no tempo de ir e voltar por toda a extensão da pista, na velocidade do trânsito”, conta a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Os principais equipamentos utilizados nesse tipo de serviço são a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado, a vibroacabadora, que aplica a massa, e os rolos compressores, que compactam e dão o acabamento na superfície do novo pavimento. “O prefeito Eduardo Paes trouxe de volta o Asfalto Liso para atender a uma demanda da população. É um compromisso desta gestão entregar para a cidade vias mais seguras e com melhor trafegabilidade”, afirma Anna Laura.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, os tampões da rede de infraestrutura são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).