Programa Asfalto Liso chega ao Aterro do Flamengo

Publicado em 31/07/2023 - 14:58  |  Atualizado em 03/08/2023 - 15:10
Pista do Aterro do Flamengo recebe o serviço de fresagem, dentro do programa Asfalto Liso (Foto: Divulgação/Seconserva)

Uma das principais ligações entre o Centro e a Zona Sul está recebendo nova pavimentação. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul, deu início às ações do programa Asfalto Liso no Aterro do Flamengo. O trabalho começou nesta segunda-feira, 31 de julho, e contempla as avenidas Infante Dom Henrique, Alfredo Agache, General Justo e Nações Unidas.

Ao todo, o Asfalto Liso do Aterro do Flamengo terá 15,7 quilômetros de extensão, com 208.822 metros quadrados de área a ser recapeada. Com previsão de, no mínimo, três meses para a conclusão de todo o serviço, que depende das condições climáticas, serão executadas ações de fresagem e recapeamento nas vias, começando pela Avenida Infante Dom Henrique, na pista sentido Copacabana.

Para minimizar o impacto no trânsito, as equipes atuam das 22h às 6h. Conforme a necessidade, o serviço pode ser estendido até as 16h. Não será necessário interditar totalmente o Aterro do Flamengo – o tráfego ficará bloqueado em uma faixa de cada vez, durante a execução dos trabalhos.

Asfalto Liso avança por toda a cidade

Desde o início do programa Asfalto Liso, em fevereiro de 2022, já foram recuperados mais de 350 quilômetros de vias em toda a cidade do Rio de Janeiro, dando prioridade aos grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos. Isso corresponde a mais de dois milhões de metros quadrados de área com nova pavimentação. Até 2024, serão mais de 450 quilômetros de vias revitalizadas.

Entre as principais vias cariocas já contempladas pelo Asfalto Liso, temos as avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros, Padre Leonel Franca, Nossa Senhora de Copacabana, Maracanã, Oswaldo Aranha, Presidente Antônio Carlos, Marechal Rondon, Ayrton Senna, Dom Hélder Câmara, Padre Guilherme Decaminada, Lúcio Costa, Alfredo Balthazar da Silveira e Marechal Fontenelle; as ruas Humaitá, Voluntários da Pátria, Henrique Valadares, São Francisco Xavier, Doutor Satamini, Teodoro da Silva, Visconde de Santa Isabel, Hermengarda, Uranos, Padre Roma, General Belegarde, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio e Cândido Benício; a Praia de Botafogo e as estradas Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, do Itanhangá, da Barra da Tijuca, de Inhoaíba e do Cortume.

Passo a passo do Asfalto Liso:

1 – É feito o levantamento topográfico da via, a fim de mapear trecho e áreas a serem trabalhados;

2 – É usada a fresadora, que faz a raspagem do asfalto desgastado;

3 – Entra em cena a vibroacabadora, que aplica a massa asfáltica para que os rasteleiros espalhem, garantindo um bom acabamento;

4 – Na sequência, os rolos compressores compactam o asfalto e garantem o acabamento da superfície do novo pavimento. Nessa etapa, grelhas e tampões são renivelados;

5 – Por fim, é feita a nova sinalização horizontal da via (pintura de faixas no chão).