Vias de acesso ao Sambódromo recebem novo asfalto

Publicado em 25/03/2022 - 14:08  |  Atualizado
Novo asfalto na Avenida Salvador de Sá (Foto: Rodrigo Andrade/Seconserva)

A menos um mês para os desfiles das escolas de samba, vias que dão acesso tanto à Marquês de Sapucaí quanto ao Centro e a bairros da Zona Norte receberam novo asfalto, em uma ação da Secretaria Municipal de Conservação. A Avenida Salvador de Sá e as ruas Eleone de Almeida, José de Alencar e Paula Matos passaram por fresagem e recapeamento, com massa asfáltica produzida na Usina de Asfalto Antonio Ramos, no Caju, vinculada à Coordenadoria de Produção Industrial da Conservação.

Para minimizar o impacto no trânsito, as equipes atuaram das 22h às 5h, de terça a sexta-feira. Além de um time de rasteleiros, responsável por espalhar a massa asfáltica e garantir um bom acabamento, o trabalho envolveu uma fresadora, uma minicarregadeira, uma vibroacabadora e três rolos compactadores de asfalto. Ao todo, foram aplicadas cerca de 522 toneladas de massa asfáltica, em uma área de 5.678 metros quadrados.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressalta a importância do serviço. “O carnaval é uma festa que movimenta tanto a cultura quanto a economia carioca. Assim como fizemos no Sambódromo, estamos garantindo que as ruas do entorno da Marquês de Sapucaí tenham uma boa trafegabilidade. Nossas equipes não param, zelamos 24 horas pela cidade para que a população possa circular de maneira tranquila e segura o ano inteiro”, afirma ela.

Em fevereiro, a Conservação entregou a pista de desfiles do Sambódromo totalmente revitalizada, com a conclusão dos trabalhos de fresagem e recapeamento asfáltico, que incluiu os cruzamentos da Avenida Salvador de Sá e da Rua Benedito Hipólito com a Rua Marquês de Sapucaí. Também foram executadas melhorias no sistema de drenagem. “Mais que dobramos o número de caixas de ralo, a fim de melhorar o escoamento e evitar o acúmulo de bolsões d´água em caso de chuva forte, como vimos em carnavais passados. E o novo piso vai permitir que carros alegóricos e alas que desfilam no chão passem suavemente, evitando acidentes causados por falhas na pavimentação”, explica Anna Laura.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro foram transferidos para abril, no feriado de Tiradentes, por conta da pandemia de Covid-19. As agremiações da Série Ouro saem nos dias 20 e 21 de abril, enquanto as da Série Especial se apresentam nos dias 22 e 23 e as crianças pisam na passarela no dia 24. O desfile das campeãs será realizado no dia 30.