Gerência de Monumentos e Chafarizes – GMC

• Gerência de Monumentos e Chafarizes – GMC
Publicado em 01/10/2021 - 16:02  |  Atualizado em 17/03/2022 - 16:45

A Gerência de Monumentos e Chafarizes (GMC) é responsável pela conservação e manutenção de monumentos e chafarizes instalados em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro. É de sua responsabilidade programar trabalho contínuo de restauração, recuperação, limpeza e confecção de pedestais das obras públicas, incluindo algumas que foram preservadas por tombamento nos níveis municipal, estadual ou federal.

O órgão também realiza e aprova projetos de execução de novos monumentos da cidade. São considerados monumentos públicos: bustos, estátuas, chafarizes, marcos, efígies, lagos, ruas com calçamento em pé-de-moleque e guarda-corpo de pontes.

Competências

• Tutelar os bens de patrimônio público classificados como monumentos e chafarizes instalados em áreas públicas no Município;
  • Especificar e orçar os serviços de conservação, recuperação e restauração de monumentos e chafarizes em áreas públicas no Município;
  • Supervisionar a fiscalização de serviços terceirizados para manutenção e conservação de monumentos e chafarizes;
  • Orientar e acompanhar a realização de vistorias, elaboração de laudos, relatórios e pareceres técnicos, no âmbito da manutenção e conservação dos monumentos e chafarizes;
  • Acompanhar e monitorar a implantação dos novos monumentos a serem instalados em áreas públicas no Município, em conjunto com a Fundação Parques e Jardins;
  • Promover a interface com os órgãos públicos de qualquer esfera e os de proteção ao patrimônio, que atuam no âmbito das questões técnicas e de paisagem urbana relacionadas à implantação de novos monumentos e chafarizes e a manutenção e conservação daqueles já instalados;
  • Realizar levantamento e análise de dados das frentes de serviço para orientar a programação dos serviços de manutenção e conservação, na sua área de competência.

Conheça a Coordenadora